Acessórios

Stream Deck Elgato: conheça e veja como funciona

Stream Deck Elgato

O que é um Stream Deck Elgato? Algo que você precisa, no mínimo, conhecer, principalmente se você for um streamer, seja no YouTube, na Twitch, Mixer ou outra plataforma de preferência.

É uma peça que facilita muito a vida desses profissionais e pode ser usado por qualquer pessoa que necessite fazer alguma transmissão online, editar vídeos, ou seja mais um apaixonado por tecnologia e se interessa em saber de todas as novidades que saem no mercado.

Ainda é um aparelho pouco conhecido, mas sua popularidade vem aumentando e certamente em tempos de conexões ao vivo explodindo na internet em razão das limitações proporcionadas pelo coronavírus a sua difusão se acelerou enormemente.

Neste post vamos explicar direitinho o que é Stream Deck Elgato, as suas principais características, recursos e como funciona.

Ao final da postagem, se fizer parte do perfil de público mencionado certamente se perguntará como não ficou sabendo desse aparelho antes e como pôde ficar tanto tempo sem.

Curioso para saber o que é um Stream Deck Elgato e como ele pode te ajudar no seu trabalho, na interação com o seu público? Leia os próximos tópicos.

O que é um Stream Deck Elgato?

Criamos expectativa, apontamos o público-alvo, mas nada de esclarecer o que é um Stream Deck Elgato. Mas isso acaba agora.

Afinal, o que é um Stream Deck Elgato?

Alguns chamam de teclado, mas nós preferimos chamar de painel, porque suas dimensões e botões físicos são bem particulares.

O Stream Deck Elgato se trata de um pequeno painel com 15 botões físicos personalizáveis. Isso significa que para cada botão pode designar uma função específica.

Qual a utilidade de um Stream Deck Elgato?

E qual seria a utilidade desse painel, quais as facilidades que proporciona aos seus usuários?

Imagine que você está gravando um vídeo ao vivo, jogando um jogo, interagindo com o seu público, fazendo uma live, em suma, dando a cara para bater, pronto para lidar com a imprevisibilidade e exposição da internet.

De repente, chega alguém para trocar ideia contigo sem saber que você está online e sua voz acaba vazando para o mundo inteiro enquanto você se embanana todo para colocar no mute. Ou então bate aquela fome durante a transmissão. Como comer rapidinho sem se fazer notar com os ruídos?

Outra situação recorrente é você está online com os seus amigos e todo mundo começa a falar ao mesmo tempo, ou o assunto começa a render bastante, e não consegue se concentrar na fala com o seu público sem precisar interromper o papo da galera.

O Stream Deck Elgato consegue resolver esses e outros problemas facilmente e deixar sua transmissão com jeito muito mais profissional. Essa é a utilidade do Stream Deck Elgato, deixar seu conteúdo, sua comunicação com o público mais profissional.

Como realizar isso?

Por meio da configuração do painel, dos botões do painel. Por exemplo, em um dos botões você pode configurar para que desative sua webcam, silencie o seu microfone, silencie o microfone dos amigos e mantenha ativo apenas o seu para interagir com o seu público ao toque de um botão.

A vantagem desse aparelho é que você pode acionar essas funções com mais praticidade, bastando apenas apertar um dos botões do painel configurado.

Outro exemplo bem ilustrativo dessa praticidade.

Na transmissão sem esse recurso, é necessário ficar alternando as cenas da imagem do jogo, para a tela que você fala diretamente com o seu público ou uma tela de “Volto já”. Para alternar essas telas é necessário ficar recorrendo ao alt + tab do Windows e clicar em botões, ou configurar teclas de atalho para cada um.

O Stream Deck Elgato torna a configuração e o acesso a esses recursos muito mais simples, dinâmico e prático.

Mas não são apenas esses recursos que tem a oferecer.

Veja mais a seguir.

Stream Deck Elgato

Interação com o público

Por meio do Stream Deck Elgato o envolvimento com o público se torna mais fácil e dinâmico, pois é possível preparar mensagens e enviá-las na Twitch a qualquer momento teclando apenas um botão.

Isso pode ser útil principalmente nos casos quando um assunto está muito quente, está rendendo muitas perguntas de diversas pessoas. Para não ter que ficar respondendo uma a uma, sempre com a mesma mensagem, em um trabalho saturante de tão repetitivo, há a opção de deixar salvo uma mensagem padrão para responder geral que está em dúvida sobre o determinado tema.

Adicionando mais controles

O modelo padrão de Stream Deck Elgato tem 15 botões como dito, mas há modelos menores com menos botões e maiores com mais botões instalados direto de fábrica. Independente da escolha, é possível, em todos os modelos, adicionar mais controles nas pastas. É permitido criar pastas dentro de pastas, inclusive.

Isso alarga muito as possibilidades.

Edite o seu vídeo

O Stream Deck Elgato também pode ser usado no trabalho de edição de vídeo.

Com o recurso de adições de controles, trabalhos como ativar a edição com várias câmeras, dividir faixas de vídeo, excluir partes indesejadas e outras funções são executáveis ao toque de um botão.

Sem dúvida com uma Stream Deck Elgato seu trabalho vai ficar mais profissional e produtivo.

Com é feita a instalação?

Ao ter em mãos o Stream Deck Elgato, naturalmente o próximo passo é conectar ao aparelho a seu principal instrumento de trabalho e fazer as configurações dos botões.

Ele virá com um cabo USB na qual deverá conectar no seu computador e ligar o Stream Deck Elgato.

Ao ser reconhecido pelo seu PC e instalado, irá abrir na tela o mesmo painel com botões que surge no aparelho.

Mas na tela do PC aparecerão as opções de configurações, as pastas e subpastas para que escolha a sequência de comandos rápidos que lhe parece mais conveniente.

Há um manual de instruções que auxilia esse processo de configuração. Ele indica os menus e comandos necessários a se fazer.

Caso enfrente dificuldades, é possível encontrar orientações em fóruns ou vídeos na internet.

Gostou deste conteúdo sobre Stream Deck Elgato? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Sua colaboração faz toda a diferença. Leia mais assuntos relacionados conferindo nosso acervo.

Deixe seu Comentário