Hardware

Qual o melhor SSD para comprar?

Melhor SSD para comprar

Alguns usuários ainda não possuem total confiança em relação à eficácia de um SSD. Com preços bem altos e poucas informações precisas dos revendedores desse tipo de produto, ele acaba se tornando pouco adquirido. Dessa maneira, sua popularização se torna ineficaz. Para te ajudar a entender as vantagens e desvantagens desse acessório, reunimos a seguir algumas informações bem importantes. Você vai conseguir escolher o melhor SSD para comprar sem se arrepender depois.

Mesmo com tantas opiniões diferentes, muitos consumidores finais afirmam que o SSD é muito melhor que o HD convencional que vem junto com as máquinas. Por ser um disco de armazenamento muito mais sólido, é mais seguro, rápido, leve, compacto, silencioso e econômico.

Logicamente existem algumas desvantagens consideráveis em relação a ele. Principalmente quando o assunto são os preços encontrados. Geralmente, o SSD é muito mais caro do que um HD. Sua vida útil é menor e a sua capacidade de armazenamento não é maior que o HD tradicional. Mas mesmo com esses detalhes negativos, os positivos são muito maiores.

Dessa maneira, vale a pena considerar uma possível aquisição desse produto para melhorar a performance do seu PC. Até porque, com o passar dos anos, os produtos tendem a ficar mais acessíveis financeiramente. Isso é excelente para quem quer economizar e ainda assim, ter qualidade.

E outro detalhe interessante para quem quer mais informações sobre o melhor SSD para comprar é que hoje em dia, o armazenamento está sendo feito na nuvem. Ou seja, os discos com grande capacidade de armazenamento já não fazem tanto sentido assim.

Entenda o que é um SSD

Solid State Drive ou SSD traduzido para o português significa Unidade de Estado Sólido. Esse produto pode ser considerado uma evolução dos tradicionais HDs. Essa estrutura do SSD foi construída em torno de um circuito integrado com capacidade semicondutora, não possuindo nenhuma parte móvel. Esse circuito armazena as informações e é diferente dos sistemas convencionais dos HDs, que é magnético.

Quais as vantagens de um SSD?

Você deve estar se perguntando, mas o que isso tudo significa, não é mesmo? Ele é a revolução de todos os discos rígidos, ou seja, quando não se tem a parte mecânica que é o caso deles, isso resulta em um funcionamento completamente silencioso.

Além disso, o acesso à memória flash é totalmente reduzido, diferente dos meios magnéticos presentes nos HDs convencionais. A resistência é outro fator interessante e importante quando falamos de desempenho dos computadores portáteis.

Desse modo, conclui-se que o SSD são muito mais:

  • Seguros;
  • Rápidos;
  • Leves;
  • Compactos;
  • Econômicos.

Para os usuários não restam dúvidas que a aquisição de um SSD vale muito a pena, principalmente por causa da sua velocidade. Por serem muito mais rápidos, eles normalmente são vendidos com capacidades muito menores. Isso se dá principalmente por causa do seu valor, que costuma ser mais caro. Existem muitas informações interessantes que os usuários devem saber antes de comprar o melhor SSD para comprar.

Mas, hoje em dia, praticamente todos os dispositivos possuem uma capacidade de desempenho que suporta todas essas vantagens dos SSDs.

Então, qual é melhor: o HD ou SSD?

Antes de escolher o melhor SSD para comprar é muito importante conhecer as diferenças entre ele e o HD tradicional. Muitas dúvidas podem surgir também se esse tipo de aparelho é o mais indicado para o seu computador.

A pergunta que você deve se fazer é simples, seu computador está lento para ligar ou fazer qualquer tipo de atualização? Abrir os programas habituais está sendo uma tortura? Se a resposta for sim, então chegou a hora de comprar um SSD. Com um componente desse instalado na sua máquina, a velocidade vai simplesmente triplicar.

Esse upgrade que os SSDs proporcionam, ajudam até as máquinas mais antigas. Isso se dá por causa do alto desgaste que os HDs mecânicos mais tradicionais sofrem com o passar do tempo. Ocorre a fragmentação de arquivos que impede que o sistema operacional os acesse com a mesma agilidade que tinham antes, quando eram novos e formatados.

Assim que a instalação do SSD é feita, o acesso aos dados acontece instantaneamente e a fragmentação dos arquivos é bem mínima. O resultado disso tudo é um computador mais ágil e rápido, logo a sensação sobre o investimento é bem satisfatória.

Melhor SSD para comprar

O SSD é útil para quem?

Praticamente para todas as pessoas, pois todo computador funciona bem melhor com um componente SSD, nem que ele sirva apenas para a instalação dos sistemas operacionais, como os programas, por exemplo.

Qual é o tamanho ideal do SSD?

Os tamanhos mais comuns encontrados no mercado é de 120 GB, 240 GB e 480 GB. Cada um desses tamanhos é útil para um usuário específico. Você quem vai determinar qual o melhor SSD para comprar de acordo com as suas necessidades.

Se atentar a essas informações a seguir, impede que você gaste dinheiro a toa, comprando um dispositivo muito grande ou muito pequeno. Confira a seguir:

  • 120 GB: esse tamanho de espaço é ideal para a instalação de programas e sistemas operacionais;
  • 240 GB: nesse espaço já mais indicada a instalação de softwares mais essenciais, o próprio sistema e alguns outros softwares mais pesados, como os de edição e imagem e vídeo;
  • 480 GB: nesse tamanho já é mais indicada a instalação de suítes completas, tanto de edição de vídeos, como de imagens, além de outros softwares que achar necessário e interessante.

Velocidades de leitura e gravação

As velocidades de leitura e gravação definem as velocidades com as quais os dados acessados e gravados no dispositivo. Sendo assim, quanto mais altas essas velocidades, melhor.

Agora que você já sabe qual SSD comprar, veja as opções que indicamos em cada uma dessas capacidades.

Conheça alguns modelos e escolha o melhor SSD para comprar

1 – SSD da marca Kingston, modelo A400 com 120 GB de memória

Esse SSD é 10 vezes mais rápido do que um HD tradicional, sua leitura é de até 500 MB por segundo e a gravação de até 320 MB por segundo.

2 – SSD da marca Crucial, modelo BX500 com 120 GB de memória

A velocidade de leitura desse SSD é de 540 MB/s com uma gravação de até 500 MB/s. A sua instalação é bem simples e o desempenho invejável em comparação com outros produtos desse tipo.

3 – SSD da marca Kingston, modelo A400 com 240 GB de memória

Quem precisa de mais memória no computador, esse é o melhor SSD para comprar. Esse produto pode ser usado para armazenar aplicativos ou até mesmo substituir do disco rígido.

Deixe seu Comentário