Mesmo com tantas opções de mercado, os usuários ainda ficam com dúvidas sobre qual será a melhor placa de vídeo para notebook. As máquinas que já possuem placas dedicadas de vídeo, geralmente já possuem também, os processadores capazes de oferecer soluções mais inteligentes de imagens gráficas.
Marcas como a AMD e a Nvidia oferecem uma performance superior das GPUs, porém com um gasto muito maior de energia. A utilização de chips da Intel nesses casos, faz com que ganhem mais autonomia diária. Conheça mais informações a seguir e escolha o melhor modelo de placa para o seu notebook.
O que controla a utilização das placas de vídeo no computador automaticamente são os drivers do Windows e o sistema presente. Mas, se o usuário quiser, ele mesmo pode controlar quais aplicativos que cada componente deverá rodar.
Alterar o funcionamento de cada componente é bem fácil, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar menu, nas opções. É preciso ressaltar que essa alteração de placas só é permitida se existir essa possibilidade de troca nos drivers desses sistemas, além disso, os computadores precisam ter as mesmas opções de hardware.
Como escolher a melhor placa de vídeo para notebook?
A seguir você vai conhecer algumas opções que existem no mercado, mas a melhor placa de vídeo para notebook é você que deverá escolher, afinal de contas você que usará no seu dia a dia para diferentes tarefas que quiser.
1 – Placa dedicada para editar vídeos e fotos
As placas de vídeos do tipo dedicadas conseguem rodar tranquilamente, diversos tipos de tarefas que sejam mais exigentes em relação ao desempenho dos gráficos. Nesse caso, podemos citar programas como Photoshop, Adobe Premier Pro, etc.
Para esses casos, quando se usa o hardware offboard, as tarefas ficam mais aceleradas, fazendo com que o tempo da renderização dos vídeos sejam menores. Isso garante uma ótima fluidez de quando algumas tarefas são executadas, principalmente os arquivos com uma resolução mais alta. Por um outro lado, nas GPUs dedicadas, exportar um vídeo mais longo de no mínimo 4K pode levar muito mais tempo.
2 – Placa dedicada para jogar
Quem gosta de jogar e está em busca da melhor placa de vídeo para notebook, as do tipo dedicada, são as melhores e mais indicadas. Isso se da por conta da própria memória RAM que possuem, ou seja, são montadas com um chip independente da placa mãe. Isso permite que atinja diferentes velocidades e tecnologias cada vez mais avançadas.
Existem diversos modelos disponíveis e a variação das suas performances vai depender do modelo usado.
Existem alguns modelos de placas dedicadas como as da marca Nvidia que dão conta de jogos bem melhor do que as placas integradas, embora a performance não seja a ideal. Já as outras opções que são mais elaboradas conseguem rodar com uma qualidade de imagem bem superior, alguns títulos recentes.
3 – Placa dedicada para a produção em software 3D
Essa placa do tipo dedicada pode ser a melhor placa de vídeo para notebook. Principalmente para quem trabalha com processos gráficos, manipulação de arquivos 3D e softwares que criam efeitos gráficos como o famoso After Effects da Adobe.
Esses programas rodando em uma placa dedicada costumam ficar muito mais ágeis. Isso acontece por causa do grande volume dos dados que foram processados, de maneira simultânea. Enquanto isso, de forma paralela restam apenas
Tipos de placas integradas para internet
1 – Placa integrada para internet
Para que um indivíduo possa navegar com tranquilidade pela internet, visitando sites, assistir vídeos e outras atividades, as placas do tipo integrada são mais recomendadas. Desde que, tenham espaço suficiente para rodarem sem travar.
Escolher a melhor placa de vídeo para notebook pode significar também uma economia significativa de bateria para o seu aparelho, pois ela não tem um gasto de energia muito grande.
2 – Placa integrada para assistir vídeos
A reprodução de vídeos costuma ser excelente em hardwares produzidos mais recentemente. Até as versões mais simples disponíveis conseguem controlar as telas com tecnologia 4K e acelerar os vídeos reproduzidos nelas.
A resolução máxima dessas placas costuma ser de 4096 x 2304 pixels, isso significa que são superiores as 4K e ainda são capazes de fazer o controle de até 3 monitores simultaneamente.
3 – Placa integrada e a produtividade diária
Muitas pessoas possuem notebooks que rodam softwares de escritórios como os da Microsoft, aliás essas atividades são as mais rotineiras e comuns. A demanda gráfica para essas atividades não é tão significativa. Isso quer dizer que placas de vídeo integradas são suficientemente eficazes nesses casos e conseguem dar conta do recado perfeitamente.
Conheça 3 modelos e escolha na sua opinião qual a melhor placa de vídeo para notebook
Abaixo listamos alguns modelos que servirão de base para você escolher a melhor placa de vídeo para notebook, de acordo com as suas expectativas.
1 – Placa de vídeo para notebook da marca Nvidia modelo Geforce GTX 1080
Essa pode ser considerada a melhor placa de vídeo para notebook do mundo todo, quando o assunto são os jogos. Aliás, ela já vem instalada nas máquinas que possuem essa finalidade.
Possui uma velocidade incomparável, principalmente em resoluções HD.
2 – Placa de vídeo da marca Nvidia modelo Geforce GTX 980
Essa também é uma das placas presentes nos melhores notebooks destinados a jogos exclusivamente. Se toda a configuração da máquina estiver adequada, o desempenho FPS da placa é altíssimo.
As placas mais novas, com numeração superior a 1000 possuem uma arquitetura diferente dessa que é semelhante às antigas do tipo Maxwell.
Por ter a atribuição de uma top antiga, ela ainda é a mais rápida que as da nova geração.
3 – Placa de vídeo da marca Nvidia modelo Geforce GTX 1050 TI
Essa é a melhor opção para quem está buscando pela melhor placa de vídeo para notebook e que tenha principalmente o melhor custo benefício. Seu preço é mais atrativo que os demais modelos e a sua potência é considerável. Um computador que tenha essa placa, sem dúvidas terá o melhor desempenho.
Deixe seu Comentário