Hardware

Qual o melhor cooler para Ryzen 5?

Melhor cooler para Ryzen 5

Preparando o seu PC gamer com o processador AMD? Está com dúvidas sobre qual o melhor cooler para Ryzen 5? Acompanhe esse artigo especial e descubra qual a melhor opção de cooler para utilizar no seu caso.

Melhor cooler para Ryzen 5

Muitas pessoas, na hora de preparar o PC gamer acabam, assim, entrando em um impasse quanto ao cooler que deve ser utilizado. Esse tipo de situação ocorre, principalmente, quando se utilizará um processador de grande potência.

Nesses casos, surgem inúmeras dúvidas e opiniões que, muitas vezes, mais atrapalham do que ajudam. Pensando nisso, resolvemos, então, abordar esse assunto com os seus detalhes, a fim de ajudar o leitor a identificar qual o melhor cooler para Ryzen 5.

Inicialmente, vale seguir a orientação do próprio fabricante. Assim sendo, a própria AMD indica watercoolers de 280 mm especificamente para os processadores Ryzen 7 e 9; ou seja, esses coolers não são exigência para o Ryzen 5.

Porém, caso o usuário queira uma performance mais garantida e com menos ruídos, contar com um watercooler all-in-one 280 mm é, sem dúvida, a melhor pedida. Nesses casos, os produtos da Thermaltake são ótimas opções.

Entretanto, são existe necessidade de se utilizar um watercooler. Dessa forma, contar com um bom aircooler já é o suficiente para dar conta do recado. Pensando nisso, resolvemos elaborar uma lista com algumas indicações de aircoolers para o Ryzen. Veja a seguir:

  • CM Hyper 212 Turbo;
  • CM MasterAir 610P;
  • Deepcool Gammaxx 400;
  • Deepcool Lucifer K2.

Essas indicações que foram descritas acima possuem, portanto, ótima relação custo-benefício. Com um cooler desses, o usuário gastará bem menos do que adquirindo um watercooler. Além disso, qualquer um desses produtos atende o Ryzen 5 tranquilamente.

Ainda assim, vale lembrar que é importantíssimo avaliar se o Ryzen 5 funcionará de modo stock ou se será alterado para overlock. Casos extremos exigem aplicações mais potentes, portanto, um processador overlock exigirá um watercooler potente e um bom gabinete.

Melhor cooler para Ryzen 5

Escolhendo o melhor cooler para Ryzen 5

Conforme foi falado anteriormente, existe a opção de utilizar um watercooler ou, então, um aircooler. Evidentemente, que a escolha fica ao critério do usuário, sendo que tanto um quanto o outro podem dar conta do recado.

Entretanto, caso o gamer exija um cooler de alta performance com baixo ruído e esteja disposto a pagar mais, sem dúvida, a melhor opção é um watercooler. Vale observar se o gabinete possui estrutura para isso.

Porém, se o usuário quiser uma boa performance gastando pouco, o ideal é optar por um aircooler de qualidade. As opções que foram citadas anteriormente conseguem atender o serviço, garantindo bom funcionamento com temperatura inferior à 75º C.

Um fator importante que não deve ser ignorado é as condições do ambiente onde o PC funcionará. Além disso, outra coisa muito importante é avaliar o gabinete, sendo necessário ter boa estrutura para uma ventilação de qualidade.

De nada adianta colocar um bom aircooler em um gabinete limitado. Portanto, é fundamental levar em conta o gabinete usado, visto que um equipamento de baixa capacidade pode prejudicar totalmente o funcionamento do cooler.

Da mesma forma, o ambiente deve ser levado em consideração, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Ou seja, utilizar o PC em uma sala fechada, sem ventilação e, ainda, com altas temperaturas e calor intenso exigirá mais do cooler.

Locais com calor intenso e sem ventilação podem fazer um aircooler não ser o suficiente. Por conta disso, aconselha-se sempre analisar todos os fatores e, em casos extremos, usar o seu PC gamer em uma sala climatizada com ar-condicionado.

Dessa forma, evita-se surpresas desagradáveis ou situações em que um aircooler não consegue dar conta do recado. Ainda assim, um bom aircooler, em condições normais de ambiente, pode atender o Ryzen 5 tranquilamente.

Analisando o ambiente

Sabendo que as condições do ambiente podem ser determinantes no sucesso do cooler, vale analisar isso com mais detalhes. Da mesma forma, é fundamental levar em conta a qualidade e capacidade do seu gabinete.

Inicialmente, é necessário avaliar o local onde o PC funcionará. Se a máquina operar em uma sala com boa ventilação e temperaturas amenas, isso facilitará a performance do cooler. No entanto, uma sala fechada e sem corrente ar pode ser um dificultador.

Além disso, regiões de calor intenso e dias quentes podem ser também determinantes. Por isso, caso você use a sua máquina em um cômodo fechado e numa região do país com altas temperaturas, talvez seja necessário recorrer a um watercooler.

Entretanto, se você tiver uma sala bem arejada ou climatizada, isso facilitará o trabalho do cooler. Dessa forma, contar com um bom aircooler já é mais do que suficiente, já que o aparelho não precisará trabalhar em condições extremas.

Outro fator que não pode ser esquecido é o ajuste manual do Vcore do processador. Com isso, é possível ajustar o funcionamento do Ryzen 5 para que ele atinja temperaturas mais baixas, mas essa alternativa só deve ser usada, então, em casos extremos.

Vale lembrar também que, no caso de ajustar o Vcore ou fazer outras mudanças, pode ser necessário contar com um profissional experiente em TI. Desse modo, evita-se que imprevistos ocorram e que você possa tomar algum prejuízo danificando alguma peça do hardware.

Considerações finais

Conforme foi possível observar, a escolha do melhor cooler para Ryzen 5 pode ser influenciada por uma série de fatores que vão desde o uso do processador, condições do ambiente e, também, a estrutura do gabinete.

Por conta disso, identificar o melhor cooler para Ryzen 5 exige uma certa análise de todos os fatores, sendo que, na maioria dos casos, um bom aircooler consegue atender a necessidade do equipamento tranquilamente.

Entretanto, em casos mais extremos, é necessário fazer um investimento maior, utilizando um watercooler, um gabinete melhor ou, até mesmo, mudar as condições do ambiente. Desse modo, elimina-se qualquer adversidade ou problema que possa acontecer.

Assim sendo, é possível afirmar que o melhor cooler para Ryzen 5 é aquele que se encaixa em cada necessidade e em cada finalidade, fazendo com que o PC trabalhe tranquilamente sem superaquecer o processador. Vale sempre lembrar que, muitas vezes, pode-se obter bons resultados com pouco investimento.

Deixe seu Comentário